[Nota oficial] CNTA reforça seu posicionamento contra o aumento de biodiesel no diesel
- Categoria: Geral
- Publicação: 20/12/2023 21:19

A Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) vem a público manifestar sua profunda preocupação diante da possibilidade de um novo aumento do teor de biodiesel na composição do diesel.
A CNTA ressalta que o uso do biodiesel tem acarretado prejuízos significativos aos transportadores autônomos, incluindo problemas mecânicos que resultam em elevados custos de manutenção e até paradas inesperadas nas estradas.
Os danos mecânicos são atribuídos ao processo químico de transesterificação empregado para a obtenção do biodiesel, gerando sedimentos que danificam peças automotivas, conforme alertado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
A absorção de água pelo biodiesel, fato confirmado pela ANP em nota técnica, é outra fonte de preocupação. A água, por ser um contaminante prejudicial, pode levar a problemas nos motores, tais como perda de potência, dificuldades de arranque, corrosão, entupimento do sistema de alimentação e outros danos às peças automotivas.
Leia Mais




